SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS – SINIR
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 25 de junho de 2019 publicou a Portaria nº 412, definindo o Sistema Nacional de Informações Sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos – SINIR.
O SINIR é um instrumento previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, com finalidade especifica de disponibilizar para a sociedade diagnósticos e dados sobre a gestão dos resíduos sólidos no Brasil.
O SINIR é todo informatizado, com objetivo claro de centralizar no MMA os dados de todas as Prefeituras e Estados sobre o tema Resíduos Sólidos.
A Portaria estabelece que, anualmente, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios ficam obrigados a atualizar o SINIR com dados relativos à gestão de resíduos sólidos em seus respectivos territórios.
O SINIR possibilita o monitoramento, fiscalização, avaliação da eficiência da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, inclusive dos sistemas de logística reversa, bem como avaliação dos resultados, impactos e acompanhamento das metas definidas nos planos de gerenciamento de resíduos sólidos.
É de suma importância que os Municípios adotem o quanto antes o sistema de gestão de resíduos, inclusive com a gestão reversa, para que os números possam ser processados, e a falta deles não dificulte o recebimento de verbas públicas.
Essa notícia é veiculada para que as empresas privadas aprimorem os respectivos sistemas de gestão de resíduos, pois a cobrança imposta aos Estados e Municípios resultará em uma imposição de obrigações para os Empreendedores.
A respectiva Portaria nº 412 já está inserida em nossa página de Legislação, bastando clicar aqui!
Maiores detalhes sobre o SINIR poderão ser colhidos diretamente em seu website, que já está inserida em nossa página de Links para órgãos públicos, bastando clicar aqui!
No caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição.
Clique aqui e cadastre seu e-mail para continuar a receber nossas notícias.
Imagem meramente ilustrativa.